Oi leitores!
Hoje eu venho contar as novidades da publicação do meu novo livro - Mitral, o esconderijo do mundo.
Ele será lançado na Bienal RJ dia 08/09/13 às 16h pela Modo Editora. Recebi o primeiro comentário sobre a Mitral da Adriana Vargas, e quem conhece minha trajetória sabe o quanto a opinião dessa autora vale para mim.

"Vocês conhecem Thayane Gaspar pela natureza reveladora na arte da escrita. Thayane escreveu uma nova obra e nos enviou, chama-se Mitral, o esconderijo do mundo, que revela o mito da violência e guerra nos corredores do mundo associado a uma sensibilidade avalassadora em sua escrita diferenciada, tocante e humana. Estamos trabalhando na obra com intenção de publicação o quanto antes, vale a pena mostrar ao Brasil, os brasileiros escritores que nele reside. Thayane nasceu para escrever."
 

Mitral surgiu de uma obsessão minha por histórias de guerras. Eu quis explorar os sentimentos de insegurança e impotência e o que eles causam em nosso interior. A guerra é apenas um plano de fundo, o foco está nas transformações que uma família comum passa. Percebemos mudanças antes, durante e depois da guerra nos personagens principais e sabemos que mudar é a única maneira de eles ainda se sentirem vivos.
E É CLARO, há um romance! Eu tenho o dom de romantizar tudo e não hesitei em fazer isso com a violência.
Eu espero que vocês gostem. Mitral foi um projeto bem diferente do meu primeiro livro - Princesa de Gelo . O processo de escrita foi bem mais demorado, eu estava escrevendo desde 2009, o que para mim foi um desafio comparado a espontaneidade dos meus 3 meses escrevendo  Princesa de Gelo.
A curiosidade nesta obra é que todos os personagens são inspirados em pessoas que eu tive algum tipo de contato desde o comecinho da ideia. A família retratada no livro é a minha família. No livro há passagens tão pessoais que foram difíceis de serem escritas porque realmente aconteceram e me emocionaram.

Eu fiquei muito receosa com o cenário escolhido: EUA. Vivemos em discussão de como a literatura nacional carece de verde e amarelho, mas quem ler a história saberá que foi uma escolha lógica e que isso não diminui o livro em nada.
O subtítulo livro mudou muitas vezes ("o espelho do mundo, o espelho do medo") até finalmente ser o esconderijo. O bizarro é que eu sempre tive na cabeça que o título seria Mitral mas eu não sabia porquê. Daí vieram me falar da válvula do coração que possui o mesmo nome. E como mágica, eu tinha uma justificativa para o título como se fosse o destino do livro ter esse nome:
 

"Mitral é o nome de uma válvula responsável pela passagem de sangue no coração. E isso traduzia toda a guerra. Os mitrais eram responsáveis também por um controle: a passagem de pessoas. As pessoas que saiam dele, normalmente não voltavam. E as pessoas que ficavam dentro dele, tinha o coração paralisado, sem fluxo, sem sangue, sem vida. Mas pelo menos estavam a salvo."


Enquanto o livro não sai, assistam o Book Trailer dele!

Muitos beijos,
Thayane Gaspar.

Categories:

3 Responses so far.

  1. Thay que linda.
    Você está me matando mulher :X
    Agora ao invés de querer loucamente um livro seu, quero DOIS! hahaha
    Adorei a história e gosto muito de histórias carregadas de emoções.
    Aguardo ansiosamente.
    Um grande beijo.

    Camila Leite
    @sonhospontinhos
    http://sonhosentrepontinhos.com

  2. Thay, já te disse que você nasceu pra escrever, e você só nos prova isso com seus belíssimos trabalhos. Já assisti ao book trailer e comentei no face que está de arrepiar! Mal posso esperar pra ler o livro.
    Estarei no lançamento, com toda certeza. Jamais perderia um momento especial como este. Desejo-lhe todo sucesso do mundo, você merece demais!

    Beijoos, linda! :) ♥

  3. Fiquei curiosa e super interessada em ler! Parabéns! Sucesso! :)

Leave a Reply