Olá literários!
    Hoje é um dia de estreias, estreei minha primeira participação em um booktour e também no mundo de fantasia literária.
Não esperem comparações com outro livro de fantasia, porque eu tinha um preconceito muito grande com esse tipo de literatura. “Tinha”, depois de ler Almakia é bem difícil você não sair amando a magia desses mundos inventados.
    INACREDITÁVEL!!! (quem leu, sabe)
Almakia na verdade é o nome do domínio que é regido e habitado por almakins, mas espalhados nesse vasto reino, existem raças inferiores em regiões bem menos luxuosas, vivendo de forma rudimentar e simples chamados vilashis.
    E o que se podia esperar desse povo? Nada além de uma vida humilde e submissa aos seus líderes - almakins-. Mas é desse povo que nasce uma menina especial, chamada Garo-lin. E ela tem algo que vilashis não deveriam ter.
    Somente almakins podem nascer um o que chamamos de “poder” de manejar elementos da natureza. Esse poder é chamado de almaki. É isso (e muita coragem) que há dentro da personagem principal.
    Num mundo onde o meio de transporte são “mombélulas” (algo como insetos voadores), estrangeiros de cabelos verdes e de espirros incendiários eu pensei que nunca iria me identificar com a obra, que eu não ia me conectar aos personagens fantasiosos, e para a minha surpresa isso não aconteceu.
    Garo-lin tem a chance de estudar no Instituto, onde pessoas com esses poderes especiais aprendem a controlar e desenvolver essa capacidade e ainda por cima convivem com  respeitados mais nada respeitosos Dragões (almakins com almakis muito desenvolvidos, da maior classe e força), e foi nesse momento, que eu me identifiquei com a personagem: quando você parece não se encaixar em lugar algum. Quando a sua casa fica pequena demais e o mundo assustadoramente grande, e você não sabe aonde é seu lugar.
“Sentindo orgulho de ser única e querendo ser digna de tal posição”.
    Sozinha, sendo humilhada pela sua origem e tendo seu almaki subestimado, Garo-lin encontra numa estrangeira recém chegada, uma amiga tão deslocada quanto ela, Kidari.
Kidari mal fala a língua deles, e seus diálogos são algo como “Eu gostar de você”. Eu achei tão arriscada a construção desse personagem. Mas foi um risco que deu tão certo!!! A linguagem precária  da personagem a tornou carismática, meiga e ingênua. E finalmente “nós gostar muito Kidari!”
    E  é por ser fiel a ser essa nova amiga que Garo-lin se coloca no caminho dos poderosos Dragões, e ela muda todo o seu destino. Bem, foi nisso que eu acreditei em boa parte da obra, mas depois eu me atentei e percebi que esse sempre fora o seu destino:
"(...) Garo-lin Colinpis, a vilashi que pode mudar o rumo daquele que irá ditar o rumo de Almakia, prometa que irá zelar pelos dragões. (Página 229)".
E o seu destino é uma grande aventura, e o tempo todo ela fica dividida entre as suas origens e o seu futuro.
    É impossível não querer viver dentro desse livro!
Acho que vai ser difícil minhas próximas leituras superarem tudo o que eu vive no livro da Lhaisa. Por isso, eu deixo toda a essa responsabilidade para a continuação de Almakia.
“ O que será que sua família diria se soubesse que ela ousou enfrentar alguém que era como o sol.” (Página 41)
Pode deixar que eu respondo por todos os vilashis, Garo-lin: nós diríamos que estamos muito orgulhosos de você.

    Quem diria, Almakia - A Vilashi e os Dragões - hoje é meu livro nacional favorito, ganhando de muitos que eu já li pela maneira bem escrita e original com que foi produzido. Sem contar que a diagramação da Modo Editora nesse livro é simplesmente uma obra de arte.
    Não deixem de lê-lo!

Thayane Gaspar

Skoob
Compre aquiCurta aqui

Categories: ,

3 Responses so far.

  1. "foi nesse momento, que eu me identifiquei com a personagem: quando você parece não se encaixar em lugar algum. Quando a sua casa fica pequena demais e o mundo assustadoramente grande, e você não sabe aonde é seu lugar."
    Chorei lendo isso xD
    E ainda o melhor foi saber que vc deu uma chance para a literatura fantástica com o meu livro xD Orgulho de saber disso! \o/
    Obrigada pela resenha, Thayane! xD

  2. Oi.

    Flor parabéns pela resenha...agora o que posso falar a respeito que você me deixou mega curiosa..kkkkkkkk..creio que seja bem isso....e quero muito viver esta história como vivo todas as outras..assim com vivi a Princesa de Gelo.

    Beijokas!

    Adoro você!

    Fê!

  3. P da LAP says:

    Bom, eu sempre tive receio com romances e tive a mesma surpresa ao ler um nacional! \o/

    Almakia é muito bom! xDDD \o/

    Beijosss

Leave a Reply